quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Luz de OverDrive fica acesa no painel e nao apaga mais!

É... acontece as vezes os erros e nao sabemos o que gerou o maldito.

Houve na noite passada um relato da usuária Daniela na comunidade do Picanto no Orkut que a luz de O/D Off ficou ligada direto e não apagava de forma alguma, pediu ajuda e dei uma ajuda na medida do possível.

Peguei o manual de serviços da Kia e fui ver o que causava o "defeito". Aparentemente para que as solenoides ( a caixa automática tem 2, uma de Alta velocidade e uma de Baixa Velocidade que atua em conjunto com o conversor de torque ) possam atuar corretamente, é necessário que a bateria esteja em carga ótima ( 14 Volts ).

Pedí para que a Daniela arrumasse um multimetro e verificasse a voltagem da bateria, ela não tinha e resolveu dar uma volta com o carro quando "do nada" a luz o O/D off apagou.

O que aconteceu foi que no dia ela esqueceu a luz interna do carro ligada por algumas horas, suficiente para baixar a voltagem a um ponto crítico para a marcha automática, porem, ainda com amperangem suficiente para dar a partida no motor.

Ao andar com o carro por algum tempo, o alternador dá a carga na bateria e tudo voltou a funcionar.

No esquema abaixo, segue a foto, perceba que a solenoide B ( na foto abaixo ) é linkada a outra que faz verificar a pressão do sistema, e se ela nao consegue armar, o cambio entra em modo de emergencia, acionando a luz de O/D off. ( a estratégia é : tirar o proprietário da M e nao deixar ele enguiçado na rua ).

A Solenoide ( Line Pressure Control ) foi a "sacana" por acionar a luz de O/D off no painel.
Abraços!!! ahhh Daniela, não esquece de desligar as luzes do carro... Alias... em breve vou descobrir aonde vamos ligar uma buzininha de notificação de luz acesa em nossos picantos... já estou estudando como ( a função EXISTE e é nativa no módulo ).

5 comentários:

  1. Obrigada, pela luz que vc me deu! Ja estava vendo como guinchar meu Picantchu para a oficna em Juiz de Fora.
    Achei a sua explicação otima com esquema e tudo mais.
    Sou reincidente....Ja descarreguei a bateria outras vezes. Sempre a mesma sequencia: perco algo dentro do carro. Acendo a lampada para procurar e esqueço de desligar. Vou ficar de olho para saber como acionar essa buzininha
    Parabens pelo blog. Um abraço,
    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Ohh que legal...em breve mais uma dica legal para picanto, isso ai Rafael^^

    ResponderExcluir
  3. cara.. voce faz um otimo trabalho!
    ajuda uma galera!! parabéns mesmo!

    e vida longa ao Picanto!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito dez!!!!!!! Já testou em dia quente? Posta pra gente se funciona!

    ResponderExcluir
  5. Cara... que funciona é 100% de certeza, mas ficar melhor, mas nao tem como comparar... melhorar melhora, mas nao tenho como dar uma precisão de % de melhora. Abraços!

    ResponderExcluir