quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Melhorando a Eficiência do Ar Condicionado com menos de 10 reais.

NÍVEL DE DIFICULDADE : FÁCIL

Essa dica é para aqueles que não vivem sem o ar condicionado ligado o tempo todo... é para aquele que nunca desliga o botão do ar... já liga o carro com o ar e etc... rsrsrsrs...

Não sei em quantos % melhora, mas com certeza há melhora para os dias quentes onde o cofre do motor fica abafado, engarrafamentos e tal...

Já sei que várias pessoas vão falar "-Voce é louco" "-Vai tacar fogo no carro" "-Vai derreter e incendiar seu maluco".

Por esse motivo que comprei a espuma em POLIURETANO, ela pode até aquecer acima de 100 graus, não pega fogo, ela só comprime, mas não incendeia, testei em meu fogão. Claro que em ambiente controlado é uma coisa, na rua é outra, portanto, vou deixar lá e aos poucos vou verificando.

A ideia da coisa é simples, isolar onde o tubo esfria após o compressor e evitar que o calor do motor aqueça o tubo que leva o gas frio para dentro da cabine. Simples... a ideia é igual AR SPLIT, compressor de um lado e o condicionador do outro, só que invez de parede é do cofre do motor para o interior do carro.
 
Só isolar os dutos ontem tem a letra L... onde está H = HOT não isolar, somente isole os tubos que ficarem frios, os quentes não!

Itens Utilizados :

1 - Fita Isolante 3M = É anti-chamas, a melhor do mercado.
1 - Tubo de 2 metros do tamanho 22/10
1 - Tesoura = Para abrir o POLIURETANO ao meio para abraçar o tubo do carro.
1 - Paciencia = Saber brincar ou ter brincado de bricolagem RSRSRSRS!

Fotos :
Antes de aplicar o PU sobre o tubo do compressor do ar que leva o gás refrigerado para dentro da cabine. ( é esse tubo preto mais largo ao centro da foto )

Poliuretano aberto em 2 para poder abraçar o tubo do compressor.

Tubo parcialmente instalado para verificar o tamanho.



Isolamento das pontas na parte de cima e junto ao compressor é fundamental.

Continuando o tubo e vedando pontos de aquecimento.

Tubo da parede corta fogo já isolado bem ao fundo até a entrada para a cabine.
Resultado final ( angulo 1 )

Resultado final ( Angulo 2 )





Quanto a garantia... NADA FOI VIOLADO do carro, só foi aplicado sobre sem modificar nada original. Não creio que isso faça alguma coisa contra... mas... em via das dúvidas, quando for fazer revisão, só tirar e depois remontar o sistema, como já está com as medidas corretas, colocar nao vai demorar mais do que 5 minutos.

Abraços e até a próxima...

13 comentários:

  1. Gosteii... pra quem nun vive sem ar, é uma boa msm. tah bem explicadinho como fazer, mais seria ainda melhor com videozinho ^^

    Mais uma vez grande trabalho ai do Rafael.
    vlww, see ya...

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  2. Continue assim com ótimas dicas. Mesmo não esse carro.

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  3. Idéia bastante interessante e funcional, SE realmente tiver alguma melhora.
    Notou alguma diferença ?
    E ao invés de utilizar fita isolante, acho que teria um resultado mais seguro e bem acabado com a Fita Autofusão Scotch(MR) 23BR da 3M tbm, porém a auto fusão teria um efeito mais duradouro, suportando melhor o calor gerado pelo cofre (funcionando como isolante tbm) e se passar em torno de todo o Poliuretano, após ela se fundir ficaria similar a mangueira sem o Poliuretano novamente.

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  4. Esse blog é muito bom!!! Estou querendo trocar meu Ford Ka por outro mini-carro e acabei pesquisando sobre o Picanto - o que me trouxe pra cá. Confesso que seu blog que está me convencendo a abandonar a idéia de trocar por outro Ka e pegar um Picanto desses!
    Parabéns Rafael!

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  5. Opa Lica, obrigado pelo elogio... bem vinda ao blog. Fique a vontade para tirar suas dúvidas. Aqui eu não passo mão na cabeça da KIA, se tiver alguma coisa errada ou ruim eu falo mesmo, idem pelas coisas boas é claro... Abraços!

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  6. Marcio. Concordo plenamente, porem, tenho que avaliar ainda o funcionamento, bem como, se vai suportar o calor vindo do coletor. E se usar a fita de autofusão, que com CERTEZA, é muito melhor, nao vou conseguir depois tirar o tubo sem destrui-lo. Ok? Obrigado pela Dica. Abraços!

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  7. cara.. muito interessante!

    tá rodando a quantos dias assim??
    vou esperar um pouco a sua avaliação.. sou meio cagão pra essas coisas..

    concordo com o amigo ali em cima..
    podia rolar um videozinho explicativo.. se não for pedir demais!!!

    parabéns! esse blog é FODA!!!

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  8. Mais uma vêz, uma ótima implementação. Uma vez que o duto original não deve isolar a temperatura tão bem.

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  9. Mais uma, hein, Rafa. Valeu. Vou aplicar no meu carrinho. Mas acho que isso se aplica a todos, mesmo que não viva sem ar, porque aqui no Rio no verão com a temperatura beirando os 45º o ar não dá conta.

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  10. Alexandre... Ainda tenho que testar muito isso e nao recomendo que faça o mesmo por enquanto... Na verdade, não posso recomendar nada, tanto que cada um que vir aqui as dicas é responsável pela instalação e responsável por quaisquer danos causados ao carro com tais modificações ok? Mas com certeza, meu ar dentro do carro vai ser mais frio do que se nao estivesse usando a proteção térmica no tubo. Abraços!

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  11. Eu adorei a sua ideia, realmente nunca tinha pensado e a teoria é bem interessante.
    Mas e na prática, notou alguma diferença ?

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  12. Marcinho, não tive tempo de rodar com ele ainda após a modificação, uma vez que o RJ está uma praça de guerra e o picanto não é a prova de chamas ainda rsrsrsrs.... Abraços!

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