quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ahhh Invenções...

Como a maioria sabe, sou engenheiro e gosto nas horas vagas trabalhar com desenvolvimento ou melhoria de tecnologias já existentes.. alguns preferem chamar de gambiarras....

O que vou mostrar é um dos projetos que saiu do papel a mais de 1 ano, esse vídeo tem algumas semanas e mostra a primeira versão ( mais simples do produto ) : Ignição Capacitiva Sequencial Multi-Spark. Em breve vou adicionar um detector de batida de pino que vai avançar ou atrasar o ponto do carro =)

O que é isso : É uma ignição que funciona juntamente com a original do carro, amplificando a centelha na vela do padrão de 10.000 volts para 35.000 volts ( posso chegar a 80.000, mas nao tem necessidade ), porem ela é sequencial e independente ( ela só dispara a centelha necessária do cilindro no momento ) as normais são bobinas duplas na qual uma centelha das duas será "a toa". O Multi-Spark garante que após o ponto onde é necessário a centelha, caso essa nao centelhe ( o famoso Misfire ) logo em seguida, alguns nanosegundos será enviado uma série de novas centelhas, garantindo que haja a explosão da mistura dentro do cilindro, com isso melhora a autonomia e potencia do carro.

Bem... se voce não entende o processo de um motor de 4 tempos, o que eu escreví acima não vai servir pra nada e voce vai continuar voando... hehehe... não consigo infelizmente "desenhar" para explicar o processo.

Para terem uma ideia, o modelo já está em funcionamento em uma FIAT TIPO 1.6 8v 1993 e funciona que é uma maravilha.

Em breve, provavelmente no final de semana que vem, esse brinquedo vai para o picanto como teste, acredito que não vá funcionar, pois tentamos instalar o produto em um Mercedes Classe A 210 e a injeção cortou o motor após 10 segundos de funcionamento, pois o protocolo da injeção não detectou a bobina original devido o meu dispositivo estar atuando antes... Se o carro funcionar para uma "puxada" sobre o dino dará para ter ideia da potencia ANTES e DEPOIS.

Complementando a informação contida no vídeo, um carro de F-1 em RPM máximo 19.000 RPM, vai ter um modulo que gere no mínimo 19.000 ciclos/minuto, e essa ignição do video, chega a picos de 200.000 RPM.

O video está borrado de propósito com o intuito de não dar detalhes do dispositivo que está em processo de patente e espero dentro de alguns meses poder iniciar o processo de montagem em escala industrial com patrocínios ( estou procurando, quem quizer, só falar ).

Video da Ignição : Video da Ignição

Teste do produto em funcionamento ( essa tá em foco ) :  Testes do Ignição em nosso carro Laboratório.

Abraços!

2 comentários:

  1. Muito interessante. Pelo que entendi funciona com qualquer tipo de bobina.

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  2. O Misfire não tem nada a ver com o Misfirng System (Anti-Lag) de Lan-Evos/Imprezas, tem?

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