domingo, 12 de dezembro de 2010

Respirando melhor...

NIVEL DE DIFICULDADE : FÁCIL

Para que o motor tenha um bom rendimento, o ideal é que ele busque o ar mais frio possível, isso é "necessário" para que o processo de combustão seja o mais eficiente possível. O ar frio por ser mais denso, preenche mais a camara de combustão do que o ar quente ( menos denso, com moléculas mais afastadas ). Com isso a compressão é mais eficiente, fazendo que o carro ande mais em caso de pé fundo ou economize mais por necessitar menos pé no acelerador para que ele mantenha uma velocidade constante.

A entrada de ar do Picanto fica num lugar bom, mas não é o melhor... o que fiz foi retirar o duto original que busca ar em cima do farol ( lembrem que ar quente SOBE ).... e colocando uma mangueira de um antigo "Cold Air Intake" busquei ar em baixo do farol numa area que não tem contato algum com o motor.

Fazendo testes de temperatura, comparando o lugar original de tomada de ar e o lugar que busco o ar agora, a diferença chega  a 15 graus , parece pouco, mas é MUITO para motor.

Alguns vão perguntar sobre consumo... é simples, se pisar fundo vai BEBER mais.

Garantia : Modificação facilmente reversível, 30 segundos.

Vou colocar abaixo as fotos mais detalhadas.

Tomada de ar original em contorno vermelho

Duto de ar ligando a caixa de ar até a parte de baixo do farol.

Esse objeto com adesivo H3 é  farol, veja que o duto vai para uma camara completamente separada do cofre do motor
Então é isso...

em breve, outras dicas...

Abraços e até a próxima!

4 comentários:

  1. Rafael,

    Essa alteração da entrada de ar para um ponto mais baixo não aumenta o risco de calço hidráulico? A entrada de ar do Honda Fit (pelo menos o modelo mais antigo) fica abaixo do farol. Numa dessas chuvas de verão, o Fit de um amigo meu teve calço hidráulico ao passar por uma rua com água na metade do pára-choque.

    Parabéns pelo seu blog! Sempre acompanho seus posts.

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  2. Bem... acho que se está chovendo muito uma boa é sempre parar o carro em um posto ou um lugar alto e esperar parar, passou de 1 palmo de agua, para e espera. a tomada de ar nai está nada baixa, ele logo abaixo do farol, e olha que pra molhar lá em cima vai ter que inundar o carro primeiro... Portanto a chance de ar zica é muito pequena. Abraços e obrigado por visitar o blog.

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  3. 15ºC é muita coisa. O tubo é mais largo e faz menos curva. Se desse pra pegar ar de fora aí seria o bicho.

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  4. Olá Rafael,

    Hj tirei umas fotos do CAI que estou fazendo no 307, vela lá:
    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2184258031182236172&aid=1
    Ainda Falta a segunda parte...
    abrs
    Maurício

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