Para que o motor tenha um bom rendimento, o ideal é que ele busque o ar mais frio possível, isso é "necessário" para que o processo de combustão seja o mais eficiente possível. O ar frio por ser mais denso, preenche mais a camara de combustão do que o ar quente ( menos denso, com moléculas mais afastadas ). Com isso a compressão é mais eficiente, fazendo que o carro ande mais em caso de pé fundo ou economize mais por necessitar menos pé no acelerador para que ele mantenha uma velocidade constante.
A entrada de ar do Picanto fica num lugar bom, mas não é o melhor... o que fiz foi retirar o duto original que busca ar em cima do farol ( lembrem que ar quente SOBE ).... e colocando uma mangueira de um antigo "Cold Air Intake" busquei ar em baixo do farol numa area que não tem contato algum com o motor.
Fazendo testes de temperatura, comparando o lugar original de tomada de ar e o lugar que busco o ar agora, a diferença chega a 15 graus , parece pouco, mas é MUITO para motor.
Alguns vão perguntar sobre consumo... é simples, se pisar fundo vai BEBER mais.
Garantia : Modificação facilmente reversível, 30 segundos.
Vou colocar abaixo as fotos mais detalhadas.
Tomada de ar original em contorno vermelho |
Duto de ar ligando a caixa de ar até a parte de baixo do farol. |
Esse objeto com adesivo H3 é farol, veja que o duto vai para uma camara completamente separada do cofre do motor |
em breve, outras dicas...
Abraços e até a próxima!
Rafael,
ResponderExcluirEssa alteração da entrada de ar para um ponto mais baixo não aumenta o risco de calço hidráulico? A entrada de ar do Honda Fit (pelo menos o modelo mais antigo) fica abaixo do farol. Numa dessas chuvas de verão, o Fit de um amigo meu teve calço hidráulico ao passar por uma rua com água na metade do pára-choque.
Parabéns pelo seu blog! Sempre acompanho seus posts.
Bem... acho que se está chovendo muito uma boa é sempre parar o carro em um posto ou um lugar alto e esperar parar, passou de 1 palmo de agua, para e espera. a tomada de ar nai está nada baixa, ele logo abaixo do farol, e olha que pra molhar lá em cima vai ter que inundar o carro primeiro... Portanto a chance de ar zica é muito pequena. Abraços e obrigado por visitar o blog.
ResponderExcluir15ºC é muita coisa. O tubo é mais largo e faz menos curva. Se desse pra pegar ar de fora aí seria o bicho.
ResponderExcluirOlá Rafael,
ResponderExcluirHj tirei umas fotos do CAI que estou fazendo no 307, vela lá:
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2184258031182236172&aid=1
Ainda Falta a segunda parte...
abrs
Maurício