terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Consumo - Uso da Pódium

Feliz ano novo a todos primeiramente... ehhehe.

Como de costume, eu e minhas manias de economia... fiz uma viagem ao interior de sampa no final de semana, mais precisamente em Bananal/SP. A distancia é de 150km para ir e 150km volta, cerca de 120km de Dutra e os outros restantes de uma estrada mais ou menos até o destino.

Viagem tranquila, sem engarrafamentos na ida ou volta ( voltei tardão pra evitar cogestionamentos ).

Consegui pegar a média do consumo do carro, logicamente usando sempre gasolina Pódium da BR.

Ida e volta : 304 KM
Media de Consumo : 24km/l

Tinha retas que conseguia manter fácil a 100km/h no consumo instantaneo de 27km/l ( o carro está melhorando a cada dia que passa devido ao amaciamento ).

A foto abaixo não deixa dúvida, o ponteiro ficou na marca entre o 1/2 e 3/4.

Marcação do ponteiro entre o 1/2 e 3/4
Volto a repetir, conforme o amigo Charles do KiaPicantoClube comprovou, mesmo o carro todo original, a vantagem da gasolina pódium, mesmo sendo mais cara vale a pena, acaba sendo mais economica e te dá uma impressão excelente quando é necessário uma ultrapassagem, o carro fica outro.

Segue abaixo o post dele :

Resumo da ópera - Tenho que dar o braço a torcer para nosso amigo Rafael, vale mesmo a pena abastecer com Podium, principalmente para quem viaja bastante como eu. E no final das contas descobri que com Podium além do ganho de pelo menos 30% de performance do automóvel, também estou gastando (por enquanto) R$0,83 a menos por viagem em relação ao que gastava com gasolina comum ... considerando tanque cheio (com gasolina comum ficava em R$R$87,50 e com gasolina Podium fica em R$115,50, vale muito a pena pagar pouco mais de R$27 para ter o Picanto muito mais esperto nas retomadas, ultrapassagens e subidas. E tenho dito!

5 comentários:

  1. Fala Rafael, blz cara? Velho, venho acompanhando seu blog há algumas semanas e tô gostando do que leio. Atualmente tenho um Corsa Maxx 2008 completo e sou mais um brasileiro revoltado por ter que pagar 32 mil por essas carroças que nos empurram aqui. Meu maior receio em relação aos importados (e que está sendo mudado aos poucos) é em relação às peças, aos custos de manutenção e principalmente à durabilidade e robustez desses carros, pois as montadoras mais tradicionais do Brasil já fazem carros que aguentam nossos asfaltos esburacados e estradas em péssimos estados de conservação. Eu gostaria de saber se já podemos confiar em botar, por exemplo, um Picanto numa estrada de chão (quando for o caso), sem medo que ele estoure amortecedores e buchas, como já vi acontecer no meu antigo Peugeot 106. Penso seriamente em comprar um Picanto... agora vem a dúvida se aproveito a queda de preços que deverá acontecer antes do lançamento do novo modelo, ou se espero e já pego ele remodelado (que dizem que será ainda mais econômico!) O que você acha? Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Tony, obrigado pelos elogios.. continue acompanhando como tem feito...

    Agora quanto a sua dúvida :

    Quanto eu aguentar ou não o asfalto realmente ainda é um desafio responder, mas vejo relatos de usuários do picanto de 2007 até hoje falando só elegios sobre o carro.

    Eu perticularmente não colocaria o meu carro em estrada de barro, a ideia dele nao é fazer rally =) Fora que vai sujar tanta coisa e mesmo depois de uma lavagem sempre fica barro em algum canto. Eu teria medo sim de colocar para rodar nessas condições.

    Sua ideia de pegar um estoque antigo é muito boa, acredito que quando chegar a época o modelo atual será vendido lá pelos 31 a 30.500 reais, já que pelo que me lembro na nota de importação o custo dele aqui no Brasil era de 27.500 reais.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Rafael. É isso, eu moro em Salvador e ando 99% no asfalto, mas mesmo assim, ouvimos muita gente dizer que tal carro é feito pra andar nos tapetes europeus e não aguentam as buraqueiras das nossas estradas, daí buchas, bandejas, amortecedores e afins não aguentam o tranco e o carro tem a vida útil bem curta, em relação aos carros que aguentam mais porradas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafael!

    Meu carrinho finalmente chegou, e como é meu primeiro Okm, estou cheia de cuidados com ele, rs... Queria saber se a gasolina Pódium melhora somente a performance ou ela realmente é melhor no sentido de economia e conservação do veículo. O que você acha?

    ResponderExcluir
  5. Olá Lica... Bem vinda e parabens pela aquisição do Picanto.

    A Podium é a gasolina que o Brasil dispõe que chega mais próximo do que existe lá fora. Sabendo dosar o pé a performance "nao utilizada" te volta em economia. E com certeza, na conservação do motor e vida útil aumenta por deixar menos depósitos de carbonização. Ok?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir