sábado, 13 de novembro de 2010

ABS?!? Por que não?

Se tem coisas que fico "fulo" da vida é economia desnecessária, hoje em dia um módulo de ABS e a eletronica embarcada é barata, aumentaria o preço em no máximo R$ 300  no custo final do veículo.

Lembro quando fui ver o carro na concessionária fiz a a pergunta pro vendedor ao abrir o capô ( - Cadê o ABS? ) ele protamente disse ( - O carro é de pequeno porte e nao necessita desse item ). Bem, isso desceu quadrado e deu até vontade de virar de costas e ir embora, se tem uma coisa que nao abro mao em carros é segurança, todos os meus carros, desde o primeiro ( Clio 1.0 8v 2001 ) tinham no mínimo AirBag, e alguns até ABS de segunda geração com EBD ( Eletronic Brake Distribution ) que é responsável por distribuir a rotação correta em cada roda para manter a trajetória.

Resolvi me enfiar em baixo do carro pra variar e conferir a parte de freio dele e me deparei com algo que me deixou mais "FULO" ainda... O carro sai PRONTO pra ABS de fábrica só não é instalado por redução de custo que eu considero "porca".

Na foto abaixo, demarcado em vermelho é possivel ver uma engranagem dentada por dentro do cubo da roda, essa engranagem é a responsável em conjunto com um sensor de detectar o travamento ou rolagem da roda, o sensor é nada mais do que um feixe de luz que conta os dentes e sabe se a roda está ou nao travada, e se travar, aquele freio é liberado um pouco e funciona assim nas 4 rodas.

O que falta no carro é simplismente esse sensor e o modulo de ABS... PONTO!!!, a parte de eletronica embarcada já a cargo da CPU da injeção eletronica, provavelmente a injeção tem a detecção do ABS, porem deve ser desligada na linha de montagem já que o carro nao tem o módulo.

Veja a foto :


Abraços e em breve mais novidades...

4 comentários:

  1. Era o que faltava pra ele ser completaço mesmo. Bela matéria cara!

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  2. Rafael, que porcada desses coreanos, mamamia! Mas daria para instalar esse sensor e o modulo de ABS por fora? Qual seria o custo, 300 pratas, só?! Se for possível é uma, hein! Para quem nunca testou um carro com ABS, eu digo que a diferença é a frenagem de um carrinho de rolimã, com freio a pé, para um Picanto só com freios a discos na frente. Total, né? É isso! Você pisa forte e sente o carrinho sair de banda. Com o ABS isso não ocorre. O ABS confere uma segurança ao condutor que é um negócio. Deveria ser de série e obrigatório.

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  3. Pensando alto, Rafael. Se está todo pronto para ABS é estranho os coreanos não terem colocado. Isso na minha modesta opinião requer uma explicação que vai além de uma mera redução de custo. Como você mesmo salientou esse custo é pequeno(Umas 300 pratas. Lá fora, menos, certamente.)frente ao valor que agrega ao carrinho. Mano, isso está me cheirando a consulta escrota de brasuca FDP, orientando os xings para não colocarem, usando o argumento de que brasileiro não valoriza isso. Vão se fú se não corrigirem isso logo, pois o Face, da Chery, tem.

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  4. Isso acontece porque nos consmidores brasileiros não ligamos para ABS. Todo mundo compra sem.

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