sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ecologicamente Correto

Vamos a mais detalhes sobre a mecânica do Picanto.

Logo na parte da frente do motor é possível ver o coletor de escape, do contrário dos Renault, esse é virado para frente lembrando os Peugeots.

Na foto abaixo é possível ver 2 sondas lambda marcadas em vermelho e entre elas fica o catalizador, posição muito melhor do que enfiar o catalizador em baixo do carro ( Renault faz isso ).

Aí que vem o detalhe, a maioria dos carros nacionais nao tem "DUAS" sondas... possuem somente UMA... o que pelas leis brasileiras é o necessário, porem lembrem-se de que o Picanto é importado não só para o Brasil, e sim para a Europa tambem onde existem leis rígidas de controle de poluentes.

Qual a função de ter 2 sondas?

Bem... é simples, o injeção lê como está a mistura dos gases ANTES de entrar no catalizador e LÊ novamente ao sair, com isso ele verifica se tudo está ok  ( Normalmente o valor correto de saida da sonda é Lambda=1 ). Caso haja alguma coisa errada na mistura ( muito acima ou muito abaixo de 1 ), acende a famosa luz amarela no painel com o simbolo de injeção ( gasolina adulterada por exemplo, o carro não consegue efetuar uma mistura estequiométrica correta ).


Abraços!

5 comentários:

  1. O carro é foda, e você tá que é uma Wikipedia. Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Cara, não entendo nada de carro! E ter enconrado este blog foi genial!! ; ) Comprei um Picanto ontem para meu namorado!! E vamos usar muito este blog agora.Pelo jeito, decidimos bem entre todas as opções. Mas fomos por intuição. E nao por tanta sabedorria e informação como vc. Congrats! Keep going!

    ResponderExcluir
  3. Opa... qualquer dúvida só deixar mensagem. Vou contribuir no que tiver ao meu alcançe. Abraços e obrigado pelos elogios.

    ResponderExcluir
  4. nunca vi um blog com tanta informaçao sobre um carro. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  5. Opa... Valeu aih chará! =) Abraços!

    ResponderExcluir